segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Caça às bruxas

Se há algo que me incomoda são as superstições. Porque alimentam a ignorância. O que normalmente não traz bom resultados… Adiante! Os gatos pretos personificam ainda, em pleno século XXI, uma das mais disseminadas superstições das mentes menos iluminadas – dizem que dá azar!




Vem da Idade Média a crença de que os gatos pretos trazem azar. Foram mesmo incluídos pela Igreja Católica nas listas de seres hereges, perseguidos pela Inquisição, e queimados juntamente na fogueira com as supostas bruxas a quem pertenciam.

Não bastara essa triste época de perseguição felina, o infortúnio inquieta ainda hoje os nossos amigos de pelo preto. São as bruxas dos nossos dias que os procuram. Pessoas ignorantes, dignas da nossa piedade por serem tão pouco abonadas em neurónios funcionais, mas, sobretudo, merecedoras de punição e denúncia. Vamos aos factos. Existem pessoas que pretendem adquirir ou adotar um gato PRETO para sacrificá-lo, geralmente com requintes de crueldade e horror, em rituais de magia negra.

E se não bastasse, há também quem queira gatos BRANCOS para o mesmo propósito. Por isso, todo o cuidado é pouco na hora de ceder um gato totalmente preto ou totalmente branco para adoção.

Aqui ficam algumas dicas para evitar que o animal caia em mãos erradas:

- Apesar de as bruxas laborarem o ano inteiro, há alturas em que estão mais ativas: datas próximas de sextas-feiras 13, dia 31 de Outubro (dia das bruxas), 21 de Junho – (solstício de verão) e 21 de Dezembro (solstício de inverno). Opte por não doar gatos perto destas datas.

- É quase certo que não vão querer um gato castrado. Diga sempre que o gato que tem para doar está esterilizado de modo a observar se o adoptante perde o interesse. Mas atenção, os animais castrados nem sempre são preteridos, por isso todo o cuidado é pouco.

- Não divulgue fotos do gato em que não se tenha a certeza que é, de facto, totalmente preto. Deixe depois escapar, em conversa, que o gato tem uma mancha branca algures, na pata ou na barriga, por exemplo; se não for totalmente preto, certamente não servirá para esses bárbaros rituais.

- Vá até à casa do adotante e observe cuidadosamente tudo. Faça-o assinar um termo de adoção responsável, exija uma cópia do bilhete de identidade e diga que faz questão de fazer visitas regulares nos próximos dias.

(exemplo de termo de adopção na coluna lateral direita do blog)

- Se tiver suspeitas fundamentadas de que alguém procura adotar um animal para o submeter a maus tratos, divulgue os dados da pessoa em questão pelas associações de proteção e adoção de animais (pode começar por avisar a “adopta-me”: info@adopta-me.org).

- DENUNCIE! Sempre presenciar qualquer tipo de maus-tratos contacte as autoridades (http://www.animalife.pt/pagina/13/apresentar-queixa-informacao/).

Sem comentários:

Enviar um comentário