Calendário de vacinação / desparasitação

CÃO


Esquema de desparasitação:

Desparasitar 1 vez por mês até aos 6 meses de idade.
Após os 6 meses desparasitar o cão a cada 3/4 ou 6 meses (conforme a convivência mais ou menos próxima com crianças pequenas).

Esquema de vacinação:
(a efectuar a qualquer cachorro com mais de 6/8 semanas ou 1 semana após o desmame)
  • 1ª Vacina – Vacina Monovanlente (Parvovirose)
    21 a 30 dias de intervalo
  • 2ª Vacina – Vacina Quadrupla (Parvovirose, Esgana, Leptospirose, Hepatite Canina)
    21 a 30 dias de intervalo
  • 3ª Vacina – Reforço de vacina Quadrupla (PELHc)
    Aos 6 meses de idade
  • 4ª Vacina – Vacina ani-rábica
    (1 ano depois)
  • 5ª Vacina – Revacinação dupla anual
  • (…)
Além destas pode ainda ser recomendável a administração da vacina contra a Tosse do Canil – principalmente animais de exposições ou que passem temporadas em hotéis caninos.

Vacina de toma única – Vacina Bivalente (Bordatella e Parainfluenza tipo 2)(administração cerca de 15 a 21 dias antes da possível exposição á doença)(repetição anual)

Porquê vacinar o meu cão?

A medicina de prevenção é algo que ainda faz alguma confusão a alguns donos. É frequente sermos visitados por donos, cujos animais apresentam sintomas de doença, que gostariam de vacinar o seu animal.
O processo de vacinação tem de ser sempre realizado antes de qualquer evidência de doença.



GATO


Esquema de desparasitação:


De 1 mês até os 3 meses - de 15 em 15 dias (primeira desparasitação convém ser realizada com um desparasitante mais fraco tipo Flubenol Gatos).

Desparasitar 1 vez por mês até aos 6 meses de idade.

Após os 6 meses desparasitar o gato a cada 3/4 ou 6 meses (conforme a convivência mais ou menos próxima com crianças pequenas).


Esquema de vacinação:

(a efectuar a qualquer gatinho com mais de 2 meses)
  • 1ª Vacina – Vacina Trivalente (Coriza, Panleucopénia)
    21 a 30 dias de intervalo
  • 2ª Vacina – Vacina Monovalente (Leucose Felina)
    21 a 30 dias de intervalo
  • 3ª Vacina – Doses de Reforço das duas anteriores
    1 ano depois
  • 4ª Vacina – Revacinação dupla anual
  • (…)

Vacinar os gatos?!

Há quem diga que "o gato tem sete vidas", mas se não houver os devidos cuidados, arrisca-se a que o seu gato nem à "segunda vida" chegue! Os gatos e gatinhos também devem ser vacinados. As vacinas recomendadas são as que protegem contra:
  • a panleucopénia (gastroenterite);
  • a coriza (vulgarmente chamada gripe dos gatos)
  • e, caso o médico veterinário recomende, a leucose felina.
A revacinação é anual, de modo a manter a validade das vacinas.
A vacina da raiva poderá ser administrada a partir dos 4 meses, mas nos gatos esta não é obrigatória.
No caso da Panleucopénia, os sintomas da doença estão relacionados com o sistema digestivo: vómito, perda de apetite e diarreia com ou sem sangue. A transmissão ocorre por contacto com as fezes e urina de animais infectados, sendo altamente contagiosa. A mortalidade é maior em gatos com menos de 6 meses, mas pode afectar gatos de qualquer idade.
A Coriza, ou gripe dos gatos, é uma infecção das vias respiratórias, cuja causa é múltipla, estando principalmente associada a dois tipos de vírus, o herpesvírus e o calicivírus. O herpesvírus tem preferência pelas mucosas nasais, oculares e traqueia. Como o herpesvírus não é eliminado do organismo, se o animal passar por um período de stress ou queda de resistência, este poderá voltar a manifestar-se, causando os sintomas respiratórios característicos: secreção ocular, nasal, tosse e pneumonia.
O calicivírus é também responsável por problemas respiratórios nos gatos contaminados, além de provocar feridas na boca. A doença resolve-se geralmente em 5 a 7 dias. O tratamento consiste em antibióticos para combater infecções secundárias e, se necessário, hospitalização para fluidos e alimentação forçada.
O caso da Leucose é bem mais grave, visto ser a doença vírica mais fatal nos gatos. O vírus é responsável pelo aparecimento de tumores e perda de defesas do organismo, tornando os animais sujeitos a doenças oportunistas. A doença ocorre principalmente em machos não castrados de vida livre, em resultado de lutas pois a transmissão ocorre pela saliva. A vida média de um animal doente é de 2 a 3 anos após a infecção. Gatos fracos ou que constantemente apresentam problemas de saúde são considerados suspeitos de Leucose Felina. O tratamento é de suporte e geralmente não tem grandes resultados.


Fonte: http://www.clinicaanimal.com.pt/vacinacao